quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Fuck your party, i'm leaving

Desculpe-me por não colocar gorrinho vermelho na cabeça e cantar jingle bell como se eu estivesse amando desesperadamente esse maldito momento do ano. Não, obrigada.
Falar mal do natal está tão comum quanto dar feliz páscoa em abril. Acontece que eu não venho oferecer nada diferente. Meus argumentos? Ah... Você pode encontrá-los em qualquer página de twitter da deprê ou até mesmo no status do seu amigo alternativo no facebook. Em qualquer lugar desse mundo virtual você verá que eu não estou sozinha neste barco.

Aos amantes do natal e de outras datas comerciais: Eu sei muito bem o quão ofendidos vocês estão. Nos dias atuais, falar mal daquilo que o outro gosta é chamar para brigar. Porque a sua opinião só causa polêmica, você quer aparecer. É gente, eu devo querer aparecer muito escrevendo isso em meu blog, não é?
Ano passado eu disse desgostar do natal, esse ano digo que o odeio. Ano que vem, talvez que o desprezo. E no próximo algum adjetivo pior. Ou você acha que eu acredito no calendário Maia?

Vamos imaginar que cada pessoa que te deu um presente natalino neste ano, falou mal de você nos meses anteriores. Quantos presentes você ganhou da mesma pessoa? Lembre-se: É assim que funciona! Cada presente foi um adjetivo ruim sobre você.

É, dá para dar um jeito! As lojas de garagem nasceram assim, ou pelo menos deveriam ter nascido desse jeito. Guardar coisas que as pessoas te dão só para terem o gostinho do perdão passivo é realmente revoltante. Prefiro não ter.

Nada.

"Fim de ano é desculpa boba para a pessoa encher a cara" Já dizia um amigo meu.


"Pode ser. Mas dou um valor bem maior para aquele que bebe todos os dias sem precisar de desculpas, aquele que é julgado pelos antiquados por beber. Mesmo que ele ou ela pague as próprias contas. Não tem maneira de escapar da sociedade que julga. E acreditem, se tivesse uma credencial para você jamais ser julgado, as pessoas teriam prazer em roubá-la de você."



2 comentários:

  1. Sim, é a realidade! Podiam fazer um filme em que o papai noel se revolta e decide matar as pessoas atirando dinamites pelas chaminés... algo inovador na sétima arte! :)

    ResponderExcluir
  2. O natal é uma data comercial estúpida, criada originalmente pra substituir o dia de culto ao deus mitra no império romano e, assim, popularizar o conto de Jesus da Bíblia.
    Eu amo o natal.
    Mas o meu natal não tem nada a ver com Jesus, com espírito natalino de perdão e falsidade. Odeio os presentes de natal, até por que não ganho mais brinquedos. Quem quer ganhar roupas de natal?
    Não aguento ficar com as outras pessoas falando besteira e reclamando em pleno natal, porque elas estragam tudo.
    Então por que eu gosto do natal?
    Porque me lembra a minha infância. Lembra uma época em que eu era "inocente" e não sabia como o mundo é. Uma época em que eu acreditava em papai noel, e, mais tarde, sabia que minha mãe me daria o presente que eu queria, desde que não fosse muito caro, claro.
    Mas eu também não ligava. Em um natal me diverti horrores com um robô que fazia barulho e andava, e não importava se ele tivesse custado 30 reais, isso não significava nada. Essa era a mágica do natal. Não importavam os problemas.
    E as luzes? Os pisca-pisca são lindos, a sala escura e os pisca-pisca na árvore. Montar a árvore unia a minha família por algum tempo, e isso era bom.
    Ainda que hoje em dia eu não valorize mais tanto essa "união familiar", naquela época era importante pra mim.
    E a comida? Toda a antecipação pra comer muitas coisas que não se comia no resto do ano, em grande variedade... Castanhas, nozes, tender, chester, etc, etc...

    Hoje em dia não como tender, e nem chester mas isso não significa que eu não me esforce pra fazer comidas especiais e trabalhosas que façam eu sentir que aquele momento é especial.
    E por que eu faço isso no natal? Por que é uma época onde a maior parte das pessoas se junta no meu delírio individual, tornando-o delírio coletivo. E, consequentemente, muito mais crível.
    Eu sei, sei que o natal é um dia como outro qualquer, mas o fato de acontecer apenas uma vez por ano e ser compartilhado por milhares de outras pessoas só na minha cidade... faz com que eu sinta que ele é especial. Repetir o natal várias vezes por ano seria cansativo e ele perderia o significado. Assim como o aniversário. Também não significa nada, mas é legal fazer algo especial no aniversário.
    O que não significa que você precise deixar de fazer aquilo que você quer no resto do ano.
    Eu entendo que você odeie o natal, mas talvez você devesse focar no lado bom do natal. Cultivar sentimentos ruins faz muito mal. :)

    ResponderExcluir